LEI Nº 1.316/93, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1993
"INSTITUI
O PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO MUNICIPAL DE MUNIZ FREIRE, PARA O PERÍODO DE
O PREFEITO
MUNICIPAL DE MUNIZ FREIRE, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, faço
saber que a Câmara Municipal aprovou e EU sanciono a seguinte Lei:
ART.1º - Fica instituído o PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO
MUNICIPAL DE MUNIZ FREIRE/ES, para o exercício de
Artigo alterado pela Lei nº. 1328/1994
§ 1º - Nenhum investimento cuja execução ultrapasse
um exercício financeiro poderá ser iniciado sem previa conclusão do Plano
plurianual, ou sem Lei que autoriza a inclusão, sob pena de crime de
responsabilidade previsto no Art. 168, § 1º da Constituição Federal.
§ 2º - A Abertura de crédito extraordinário somente
será admitido para atender despesas imprevisíveis e urgentes como as
decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade publica, previsto no
Art.167 , § 3º, da Constituição Federal.
ART.2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua
publicação, revogando-s as disposições em contrario.
Muniz Freire/ES, 27 de Dezembro de 1993.
GETULIO
COGO AREIAS
= Prefeito
Municipal
MAXWEL
MIRANDA ARAUJO
Procurador
Jurídico
MARIA
HELENA MAÇÃO
Secretária
Municipal de Administração
HELIO
CARLOS MARTINS
Secretário
Municipal de Finanças
MAXWEL
MIRANDA ARAUJO
Chefe de
Gabinete
CARLOS
ROBERTO SCHETTINO
Assessor
de Planejamento
MARCIANO
SALVADOR AREIAS
Secretário
Municipal de Obras e Serviços Urbanos
JAIDER
ALVES NOGUEIRA
Secretário
Municipal de Saúde e Ação Social
HAROLDO
DEPS ALMEIDA
Secretário
Municipal de Educação e Cultura
ROBERTO
MESQUITA VIEIRA
Secretário
Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
ANEXO I
GABINETE DO PREFEITO:
-
Manutenção das atividades do Gabinete
do Prefeito em suas múltiplas atividades
de coordenação.
-
Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e utensílios de escritório.
-
Aquisição de antenas parabólicas para sede e distritos.
-
Aquisição de veículo para atender ao Gabinete.
-
Subvenção às diversas entidades.
-
Aquisição de equipamentos e material permanente.
ASSESSORIA
DE PLANEJAMENTO:
-
Manutenção as atividades da Assessoria de Planejamento.
-
Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e utensílios de escritório.
-
Treinamento de pessoal externo.
-
Aquisição de equipamentos e material permanente.
PROCURADORIA JURÍDICA:
-
Manutenção das atividades da Procuradoria Jurídica.
-
Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e equipamentos de escritório.
-
Aquisição de livros, revistas e periódicos para a Biblioteca Jurídica.
-
Aquisição de equipamentos e material permanente.
SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS:
-
Manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Finanças.
-
Aquisição de mobiliário em geral, maquinas e utensílios de escritório.
-
Aquisição de aparelhos para informatização da Secretaria Municipal e Finanças e
órgãos subordinados.
-
Treinamento de pessoal e cursos profissionalizantes.
-
Ampliação do quadro de pessoal do Setor de Fiscalização.
- Aquisição
de veículos para atender a Secretaria.
-
Construção de postos de Fiscalização no Município. -Aquisição de terrenos,
prédios, etc.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO:
-
Manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Administração e
órgãos
subordinados.
-Aquisição
de mobiliário em geral, máquinas e utensílios de escritório.
-
Treinamento de Pessoal.
-
Aquisição de aparelhos para informatização da Secretaria e órgãos subordina
dos.
-
Construção e adaptação de uma central telefônica da Prefeitura. Construção,
ampliação e reforma do prédio da Prefeitura.
-
Aquisição de imóveis para atender às necessidades da Secretaria.
-
Aquisição de veículos.
-
Construção de um almoxarifado central.
-
Aquisição de equipamentos e material permanente.
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS:
- Pavimentação,
abertura de novas ruas e avenidas, drenagem e captação pluvial e iluminação
das seguintes vias urbanas do Município e dos distritos:
SEDE:
-
Construção e abertura de Rua ligando a Rua Lino Ribeiro de Assis a Rua Pedro
Deps, com pavimentação, drenagem pluvial, iluminação publica, inclusive com a
construção de ponte pré-moldada sobre o Córrego Vargem Grande.
- Abertura
de Rua ligando a Rua Eugênio Spadetti à Rua Capitão João Alves, com pavimentação,
iluminação publica e drenagem pluvial.
- Ligação
entre as Ruas Felix Machado e Coronel Francisco Rocha.
- Pavimentação
da Rua Joaquim Ribeiro Soares e final da Rua São Vicente.
-
Pavimentação e drenagem pluvial das Ruas:
a) Antônio
Ribeiro de Almeida.
b)
Aristóvão Alberto Soares.
c)
Walfredo Ribeiro Soares.
d) Alfredo
Cuman.
e) Getulio
Vargas
f) Maria
Piedade Louzada
- Ruas
Projetadas a serem implantadas dentro do Plano Urbanístico da cidade.
-
Pavimentação asfáltica e drenagem pluvial das Ruas:
a) Felix
Machado
b)
Ercílio José Areias
c) José
Martins
d) Manoel
Alonso Portela
e) Pedro
Deps
f) Américo
Mignone
g) Pedro
Duarte
h)
Walfredo Ribeiro Soares
i) Joaquim
Ribeiro Soares j) Cel. Francisco Rocha
l) Trecho
da Rua Lino Ribeiro de Assis
m) Ruas do
Conjunto Residencial São Francisco
MENINO JESUS:
-
Pavimentação, drenagem pluvial e iluminação das Ruas:
a) José
Morgado
b) Pedro
Araujo Figueiredo
c) Jose
Bazzarella
d)
Francisco Goulart
e) Vitório
Quinelato
f) Da
Saudade
g) Praça
Jose Ribeiro Pimentel PIAÇU:
-
Pavimentação, drenagem pluvial e iluminação publicas das Ruas:
a) Nova
b) Manoel
José Viana
c) Joaquim
Lopes Sobrinho
d) Bráulio Rocha Machado
e)
Jurandir Santesso da Silva
f) Ismael
Agostinho de Souza
g) Antônio
Bueno
h) Nestor
Machado de Avila
i)
Deolindo Francisco Machado
VIEIRA MACHADO:
Pavimentação, drenagem pluvial e iluminação pública das Ruas:
a) Maria
Ascensão Soares
b) Antonio
Joaquim Soares
c) Praça
Vieira Machado
ITAICI:
Pavimentação,
drenagem pluvial e iluminação pública das Ruas:
a) Getúlio
Vargas
b) Castelo
Branco
c) Costa e
Silva
d) Rui
Tristão Soares
e)
Sebastião Costa
f) José
Jorge Guedes
g) Morro
do Cemitério
SÃO PEDRO:
-
Pavimentação e drenagem pluvial das Ruas.
-
Construção, reforma e ampliação da Praça, cemitérios, com desapropriação de
terrenos, ciclovias, abrigos de ônibus, escadarias, postos policiais, telefônicos,
entre outras obras.
SEDE:
- Reforma,
ampliação e iluminação da Praça Divino Espírito Santo.
- Reforma,
ampliação e iluminação da Praça da Bandeira.
- Construção de Praça em frente à Igreja
Católica.
-
Construção de praças nas localidades de São Vicente e São Francisco.
-
Construção de escadarias no Bairro São Vicente de Paula.
-
Construção de um centro comunitário na Rua Rômulo de Araujo Filho-Bairro São
Vicente de Paula.
- Reforma,
pavimentação, drenagem pluvial e iluminação do Cemitério Municipal.
-
Construção de um novo cemitério municipal em área a ser definida pelo Poder
Público.
-
Construção de abrigos de Ônibus na área urbana da sede e nas rodovias ligando a sede à
BR
-
Construção de ciclovias nos distritos de Piaçu, Itaici, Vieira Machado São
Pedro.
-
Construção de asilo para idosos.
- Reforma e
ampliação da sede da Prefeitura e construção de um prédio anexo no terreno dos
fundos.
-
Construção da Creche Menino de Deus.
- Reforma
e ampliação do sistema de iluminação pública das ruas.
-
Construção de banheiros públicos.
- Reforma,
ampliação e nova iluminação do Morro do Cruzeiro.
-
Iluminação da área circundante à Igreja Católica Divino Espírito Santo.
-
Construção de mercado municipal.
-
Construção da oficina elétrica, mecânica e almoxarifado municipal.
-
Construção de galeria de drenagem do Córrego Lajinha.
- Drenagem
e desassoreamento do córrego Vargem Grande.
NOS DISTRITOS:
-
Construção de escadaria no cemitério de Menino Jesus.
-
Reforma,ampliação e iluminação da Praça Joaquim Roberto de Moraes
-
Construção de escadaria em Piaçu.
-
Construção de abrigos de passageiros em:
a) Piaçu
b) Assunção
c) Alto
Norte
d) Santo
Antônio
e) Menino
Jesus
f) Itaici
g) Vieira
Machado
h) Amorim
- Reforma e ampliação dos cemitérios de Piaçu,
Itaici, Vieira Machado e São
Pedro.
-
Construção de postos telefônicos
-
Construção de posto policial em Assunção, São Pedro, Itaici e Menino Jesus.
- Construções
de salões comunitários em Piaçu, Menino Jesus, Tombos, Santo
Antônio do
Amorim, São Pedro, Itaici. - Construção de dois banheiros públicos na Praça
Estrogildo Soares Machado, em
Piaçu.
- Reforma,
ampliação e iluminação das praças de Itaici, Menino Jesus, São Pedro e Piaçu.
-
Ampliação da drenagem pluvial das principais Ruas dos distritos de Piaçu, Menino Jesus, são Pedro, Vieira Machado e Itaici. - Obras de muros de arrimo, implantação de estações de água,
implantação de sistemas de tratamento de esgotamento sanitário na sede e
distritos, - Implantação de
estações de tratamento de água nos distritos de:
a) Itaici
b) Vieira
Machado
c) Menino
Jesus
d) São
Pedro.
-
Implantação de tratamento de esgoto sanitário na sede e em Piaçu.
-
Implantação de fossas comunitárias na localidades de Batatinha, Itaici, Menino
Jesus, Vieira Machado, entre outras localidades - Construção de muro de arrimo
em:
a) Rua
Antônio Ribeiro de Almeida
b) Rua São
Vicente de Paula
c) Rua
Felix Machado
MENINO JESUS:
a) Praça
da Igreja Católica
b) Rua
Pedro Araujo Figueiredo
c) Rua
Francelino Goulart
SÃO PEDRO:
a) Praça
Principal
-
Implantação do Plano Diretor Urbano, cadastramento, drenagem, desassoreamento e
tratamento de lixo, entre outras obras.
-
Implantação de Plano Diretor Urbano para disciplinar o crescimento físico e
social da sede em seu perímetro urbano, como também dos principais distritos.
- Estudo e
implantação de áreas destinadas à criação de um pólo de desenvolvi mento
industrial para construção de indústrias.
- Estudo e
implantação de usina de tratamento de lixo e aquisição de terreno para
construção de aterro sanitário e depósito de lixo.
-
Cadastramento físico de residências e estabelecimentos comerciais existentes
na sede e principais distritos.
- Estudos
e implantação de rede de drenagem da sede e distritos.
-
Desassoreamento de fossas e filtros anaeróbicos para esgoto dos hospitais.
-
Ampliação e construção do conjunto residencial em convênio com a COHAB na sede
e distritos.
-
Construção de casas populares em regime comunitário na sede e distritos.
- Reforma,
ampliação e iluminação da escadaria Eugênio Spadetti.
-
Ampliação da fábrica da manilhas e pré-moldados e cimento.
ÁREA DE TRANSPORTE E OFICINA:
-
Aquisição de equipamentos rodoviários.
- Aquisição
de ferramentas e implementos para funcionamento da oficina.
-
Reabertura de estradas, ensaibramentos e embueiramento nas seguintes estradas
:
a) Menino
Jesus - Fortaleza
b) Vieira
Machado - Jacutinga
c) Córrego
do Veado - Córrego do Julião
d) Ponte do Laje - Itaici
e) Veadinho - Vai e Volta
f) Piaçu -
Monforte
g) Boa
Esperança - BR 262
h) Amorim
- Alto Amorim - Pedra Lisa
i)
Fortaleza - BR 181
j) Areia
Branca - Alto São João
l) Alto
Cachoeira - Terra Corrida
m) Boa Esperança
- Embratel
n)
Fortaleza - Bom Jardim - Córrego do Julião
0) Ponte
do Laje - Seio de Abraão
p) Em
outras localidades do Município.
-
Ensaibramento de estradas vicinais:
a) Boa
Esperança - Embratel
b) Itaici
- Muniz Freire
c) Vista
Alegre - Tuta Faria - Itaici
d) Santo
Antonio de Amorim - Guaribu
e) Bugari
- Santo Antônio do Amorim - Itaici
f) Amorim
- Pedra Lisa
g) Córrego
Rico - São João - Santo Amaro
h) João
Machado - Fortaleza
i) Piaçu -
Monforte
j)
Fortaleza - Bom Jardim - Córrego do Julião
l) Santo
Amaro
m) Piaçu -
BR 262 - via Mata Pau
n)
Piaçu - Sossego
o)
Fortaleza - Menino Jesus
p) Fortaleza - Tombos
q) Piaçu -
Boa Esperança - via Águas Claras
r) Sede -
Menino Jesus - via São Pedro
s) Córrego
do Julião - Córrego do Veado
t) Mata do
Barão - São João
u) Ponte
do Laje - Seio de Abraão
v) Bugari
- Boa Esperança
x) Em
outras localidades do Município.
Abertura
de estradas:
a) Bom
Destino - Tombos
b)
Palmital - Mata Pau
c)
Palmital - Barro Preto
d) Piaçu -
Boa Vista (via Caixa D'água)
e) Amorim
Construção
de bueiros:
a) Sossego
b)
Pangarito c) Boa União
d)
Monforte
e) Bom
Destino
f) Tombos
g) Mata
Pau
h)
Assunção
i)
Fortaleza
j) Tombos
- Menino Jesus
l) Canta
Galo - Tombos
m) Santo
Antonio - Menino Jesus
n) Bom
Destino - Tombos
o) Vieira Machado.
Construção
de pontes com reformas:
a) São
Pedro (propriedade dos herdeiros de Antonio Garcia)
b) Rio
Norte (propriedade de Jose Sgrâncio)
c) Córrego Cristal
d) Bugari
e) Ponte
do Laje (próximo à Cachoeira do Rio Pardo)
f)
Tombos (propriedade de Dari de Oliveira - Antonio Frinhani)
g)
Tombos (propriedade de Djalma Nolasco - Joel Côgo)
h)
Sossego (propriedade de José Sgrâncio)
i)
Pangarito (propriedade de Emilio Gomes de Oliveira)
j)
Pangarito (propriedade de Henrique Messias)
l) Estrada
de Sossego - Piaçu
m) Piaçu
(saída para Monforte)
n) Piaçu
- Bom Sossego (propriedade de Nicomedio)
o) Bom
Destino (propriedade de Djalma Nolasco)
p) Estrada
Muniz Freire - Itaici.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AÇÃO SOCIAL:
-
Contrapartida de convênios firmados entre Prefeitura e Governo Federal na área
de Saúde.
-
Manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.
-
Aquisição de equipamentos cirúrgicos e odontológicos para equipar as unida
dessanitárias do Município.
- Aquisição
de ambulâncias.
-
Aquisição de equipamentos diversos para atender às unidades sanitárias de saúde
da sede e distritos.
-
Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e utensílios de escritório.
-
Construção, reforma e ampliação de unidades sanitárias na sede e distritos.
-
Aquisição de gabinetes odontológicos.
-
Aquisição de unidades médico-odontológicos moveis.
-
Aquisição de imóveis para atender as necessidades da Secretaria.
-
Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, cursos de profissionalização.
-
Aquisição de medicamentos para distribuição a pessoas carentes.
-
Construção, ampliação e reforma do ambulatório, pronto socorro e laboratório.
-
Aquisição de equipamentos e material permanente para atender órgãos diversos da
Secretaria.
-
Melhoramento no sistema de captação e tratamento de abastecimento de água no
Município.
-
Construção de fossas sépticas para famílias carentes.
-
Construção, reforma e ampliação de creches na sede e distritos.
-
Fornecimento de cestas básicas de material de construção.
- Contrapartida de convênios firmados entre a
Prefeitura e Governo Federal Estadual, para diversos serviços e obras da área de saúde,saneamento e
assistência social.
-
Desassoreamento de fossas e filtros anaeróbicos para esgotos hospitalares.
-
Construção de um asilo na sede e distritos.
-
Construção de diversas casas populares na sede e distritos.
-
Subvenções Sociais para varias entidades.
- Reforma
e ampliação de casas para pessoal carente.
-
Construção e reforma de banheiros e fossas sépticas para pessoas carentes.
-
Aquisição de imóveis para atender às necessidades da Secretaria.
-
Implantação e construção de conjunto residencial em convênio com a COHAB na
sede e distritos.
- Obras de
saneamento básico.
Implantação
de sistema de tratamento de água e esgoto no Município. -Implantação de fossas
comunitárias na sede e distritos.
- Reforma
e ampliação do posto de saúde de Piaçu.
-
Aquisição de terreno para construção de um hospital no distrito de Piaçu.
-
Construção de um mini-posto de saúde nas localidades de Santo Antonio do
Amorim, Meia Quarta e Guaribu.
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:
-
Manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio
Ambiente.
-
Treinamento de pessoal e cursos profissionalizantes.
-
Aquisição de tratores e implementos agrícolas.
-
Construção, reforma e ampliação da rede de eletrificação rural.
- Promoção
de eventos agropecuários.
-
Aquisição de terrenos para ampliação do viveiro municipal.
-
Implantação do hortão municipal na sede e distritos.
-
Construção de abatedouro municipal.
-
Aquisição de equipamentos para o abatedouro municipal.
-
Aquisição de sementes para distribuição às escolas.
-
Construção, ampliação e reforma do
Parque de Exposições.
-
Aquisição de equipamentos para pasteurização e empacotamento de leite.
-
Aquisição de imóveis para atender as necessidades da Secretaria.
-
Construção de Centro Agropecuário nos distritos.
-
Aquisição de ensiladeira, debulhadeira de cereais,etc.
-
Construção de um Centro Agropecuário em Itaici.
- Aquisição
de conjunto de pilar café (sobre rodas).
- Dragagem
de várzeas na sede e distritos.
-
Reflorestamento das encostas que circundam a sede do Município.
-
Arborização do Conjunto Residencial São Francisco.
-
Construção de barragens para sistema de irrigação.
-
Transferências à APAE, EMESPE e outras entidades.
-
Construção de poços para criação de peixes.
-
Implantação de granjas, suinocultura e psicultura.
-
Aquisição de mudas para distribuição a produtores rurais.
-
Contrapartida de convênios firmados entra a Prefeitura e Governo Federal e
Estadual para a implantação de programa da Secretaria.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA:
-
Construção ou adaptação de local para funcionamento da Secretaria Municipal de Educação
e Cultura.
-
Aquisição de mobiliário em geral e equipamentos para a Secretaria e suas áreas.
-
Aquisição de mobiliário para adequar o funcionamento e atendimento dos alunos
de
-
Construção, ampliação e reforma de escola para funcionamento de pré-escolar na
sede e distritos.
-
Construção de escolas para atender ao Ensino Fundamental Regular na Sede e
distritos.
-
Ampliação e reforma de escolas na sede e distritos.
-
Aquisição de veículos para atender a Secretaria.
-
Aquisição de ônibus escolar.
- Ajuda
financeira a estudantes.
-
Aquisição de bens imóveis para atender às necessidades da Secretaria.
-
Aquisição de livros para a biblioteca pública.
-
Realização e apoio a eventos culturais, folclóricos e religiosos com
trans-porte, hospedagem, alimentação, vestuário, sonorização, iluminação, etc.
-
Realização dos festejos de Emancipação Política do Município.
- Reforma
da Casa da Cultura.
-
Aquisição de equipamentos para a Casa da Cultura.
-
Construção e reforma de quadras poliesportivas na sede e distritos.
-
Construção de um Teatro Municipal.
-
Aquisição de material e equipamentos para criação da Escola de Musica
Municipal.
-
Aquisição de material permanente e equipamentos para funcionamento da
Secretaria e escolas.
-
Informatização da Secretaria Municipal de Educação e aquisição de computadores
e implementos.
-
Aquisição de maquina xerox.
-
Aquisição de FAX-SIMILE.
- Reforma
do Ginásio de Esporte Municipal.
-
Aquisição de terreno para construção de ginásios de esporte nos distritos
-
Construção de ginásio de esportes nos distritos.
- Cursos
de treinamento e aperfeiçoamento de professores.
-
Aquisição de terrenos para área de lazer na sede e distritos.
-
Construir e equipar área de lazer na sede e distritos.
-
Transporte escolar para professores e alunos.
- Promoção
de cursos de especialização.
-
Construção, reforma e ampliação d e creches na sede e distritos.
-
Aquisição de materiais para equipar as escolas fundamentais regulares e
pré-escolares.
- Ajuda
financeira concedida a estudantes carentes.
-
Manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e seus
órgãos subordinados.
-
Subvenções Sociais a entidades.
-
Contrapartida de convênios firmados entre a Prefeitura, Estado e União para
implantação de programa desta Secretaria.
- Promoção
de chamada escolar anual, com acompanhamento da frequência, visando o
decréscimo da evasão escolar.
- Criação
do Conselho Municipal de Educação.
-
Treinamentos e cursos para atendimento a crianças excepcionais.
- Promover
a Casa da Cultura, cursos, concursos, intercâmbio e resgate cultural.
- Promover
campeonatos e jogos amadores de varias modalidades esportivas, em todo o
Município.
-
Incentivar a criação de feiras de artesanatos, alimentação e culturais na sede
e distritos.
-
Construção de um auditório para promoção de cursos, palestras e seminários.
-
Desenvolvimento do Projeto "CONHEÇA SEU MUNICÍPIO", com promoção de
viagens e distritos e pontos turísticos.
- Criar
projeto de turismo com passeios ecológicos, áreas de camping, etc.
Muniz Freire/ES, 27 de Dezembro de 1993.
GETULIO
COGO AREIAS
Prefeito
Municipal
Este
texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de
Muniz Freire.