LEI Nº 1.394/95, 27 DE DEZEMBRO DE 1995.

 

"FIXA AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 1996 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE MUNIZ FREIRE, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas em Lei, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e EU sanciono a seguinte Lei:

 

CAPÍTULO I

 

DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

 

Art.1º - São diretrizes orçamentárias gerais as instruções que se observarão a seguir para elaboração do Orçamento Geral do Município para exercício financeiro de 1996.

 

SESSÃO I

 

DOS GASTOS MUNICIPAIS

 

Art.2º - Constituem os gastos municipais aqueles destinados à aquisi­ção de bens e serviço para o cumprimento dos objetivos do Município, bem como dos compromissos de natureza social e financeira.

 

Art.3º - Os gastos municipais serão estimados por serviços mantidos pelo Município.

 

Art.4º - 0 orçamento do Município abrigará obrigatoriamente os re­cursos destinados ao pagamento dos serviços da Dívida Muni­cipal.

 

SESSÃO II

 

DAS RECEITAS MUNICIPAIS

 

Art.5º - Constituem as Receitas do Município aquelas provenientes:

 

I - Dos tributos de sua competência;

 

II - de atividades econômicas que por conveniência possa via a executar;

 

III - de transferência por força de mandato constitucional ou convênios firmados com Entidades Governamen­tais e Privadas, Nacionais e Internacionais;

 

IV - de empréstimos e financiamentos com prazo superior a 12 (doze) meses, autorizados por específica Lei , vinculados à obra e serviços públicos;

 

V - empréstimos tomados por antecipação da receita de algum serviço mantido pela Administração Municipal.

 

Art.6º - A estimativa da considerará:

 

I - os fatores conjunturais que possa vir influenciar a produtividade de cada fonte;

 

II - a carga de trabalho estimada para o serviço quando este for remunerado;

 

III - os fatores que influenciam as arrecadações dos impostos e de contribuição de melhoria;

 

IV - as alterações de Legislação Municipal.

 

Art.7º - 0 Município fica obrigado a arrecadar todos os tributos de sua competência, inclusive o da Contribuição de Melho­ria.

 

§ 1º- O cálculo para lançamento, cobrança e arrecadação da Contribuição de Melhoria obedecerá à critérios que se­rão levados ao conhecimento da população através dos mei­os de comunicação disponíveis no Município.

 

§ 2º- A Administração do Município envidará esforços no sentido de diminuir o volume da Dívida Ativa inscrita de natureza tributária e não tributária.

 

Art.8º -As receitas oriundas das atividades econômicas exercidas pelo Município terão suas fontes revisadas s atualizadas, considerando-se os fatores conjunturais a sociais que possam influenciar as respectivas produtividades.

 

SESSÃO III

 

DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

 

Art.9º -0 Município executará com prioridade as ações delineadas pela Secretaria, Órgão ou Poder, constante do Anexo I que faz par­te integrante da presente Lei.

 

PARÁGRAFO ÚNICO - Todos os Projetos deverão constar obrigato­riamente o Plano Plurianual.

 

CAPITULO II

 

DO ORÇAMENTO MUNICIPAL

 

Art.10º - O Orçamento Municipal compreenderá as receitas e despesas do Município de modo a evidenciar as políticas e programas de Governo, obedecendo, na sua elaboração, os princípios de anuidade, equilíbrio e exclusividade.

 

§ 1º- Os serviços municipais remunerados, inclusive as ati­vidades de execução de obras públicas, das quais possam sur­gir valorização dos imóveis, cujos custos serão recuperados pela Contribuição de Melhoria, buscarão equilíbrio na gestão financeira, através da eficiência na utilização dos recursos que lhe forem consignados.

 

§ 2º- As estimativas dos gatos e receitas dos serviços muni­cipais, remunerados ou não, se compatibilizarão com as res­pectivas políticas estabelecidas pelo Governo Municipal.

 

Art.11º -Não poderão ter aumento real em relação aos créditos corres pendentes no Orçamento de 1996, ressalvados os casos com autorização especificamente em Lei, nos seguintes casos:

 

I - De pessoal e respectivos encargos, que não poderão ultrapassar o limite de 60% (Sessenta) por cento, das receitas correntes.

 

II - Serviços de Dívida, que não poderá ultrapassar 20% (vinte) por cento, do montante dos impostos Municipais e transferências, quando destinados aos serviços não remunerados, 20% (vinte) por cento da Receita de Contribuição de Melhoria, quando o empréstimo se tenha des­tinado à realização de Obras, cujo custo seja recupe­rado por essa Receita.

 

Art.12º -Na fixação dos gastos de capital para a criação, expansão ou aperfeiçoamento de serviços já criados e aplicados a serem atribuídos aos órgãos municipais, serão considera­dos as prioridades e metas determinadas no Capítulo I,bem como a manutenção e funcionamento dos serviços já implan­tados.

 

Art.13º -0 Município aplicará, no mínimo, 25% (vinte e cinco) por cento, de sua receita resultante de impostos, prioritária mente, na manutenção e desenvolvimento do ensino de 1º grau e pré-escolar.

 

Art.14º - A Lei Orçamentária conterá a discriminação da Receita e Despesa e o Programa de Trabalho do Município, em confor­midade com o disposto na Lei Federal nº 4.320/64 de 17 de Março de 1964.

 

Art.15º - O Orçamento será elaborado dentro das normas técnicas atuais vigentes, observando-se, prioritariamente, as Leis que o re­gerão.

 

CAPITULO III

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art.16º -Nenhuma obra nova poderá ser iniciada quando a sua implementação implicar em prejuízos no cronograma físico-financeiro de projetos em execução, ressalvados aqueles em que os recursos tenham destinação específica.

 

Art.17º -Não poderão ser fixadas despesas sem que sejam definidas as fontes de recursos.

 

Art.18º -Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art.19º -Revogam-se as disposições em contrário.

 

Muniz freire/ES, 27 de Dezembro de 1995.

 

GETULIO COGO AREIAS

Prefeito Municipal

 

MAXWEL MIRANDA ARAUJO

Chefe de Gabinete Interino

 

ULYSSES DE CAMPOS

Assessor Jurídico

 

TANIA MARIA FAVORETO SOARES

Secretária Municipal de Finanças­

 

HÉLIO CARLOS MARTINS

Secretário Municipal de Administração

 

ROBERTO MESQUITA VIEIRA

Secretário Municipal de Agricultura e M. Ambiente

 

HAROLDO DEPS ALMEIDA

Secretário Municipal de Educação e Cultura

 

MARCIANO SALVADOR AREIAS

Secretário M. de Obras e Serviços Urbanos

 

JAIDER ALVES NOGUEIRA

Secretário M. de Saúde, Saneamento e Ação Social

 

PAULO FERNANDO MIGNONE

Assessor de Planejamento

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Muniz Freire.

 

ANEXO I

 

GABINETE DO PREFEITO

- Manutenção das atividades do Gabinete do Prefeito

- Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e móveis

- Aquisição de antenas parabólicas para instalar na Sede e Interior

- Aquisição de veículos para atender ao Gabinete

- Subvenções a diversas Entidades

- Aquisição de equipamentos e material permanente

- Aquisição de livros, revistas e periódicos para o Gabinete

- Construção, reforma e ampliação de postos telefônicos na Sede e Interior

- Construção, reforma e ampliação de Postos Policiais na Sede e Interior

- Criação de uma incubadora de empresas

 

ASSESSORIA JURÍDICA

- Manutenção das atividades da Assessoria Jurídica

- Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e equipamentos de escritório

- Aquisição de livros, revistas e periódicos para biblioteca jurídica

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS

- Manutenção das atividades da Secretaria de Finanças, inclusive com novas admissões

- Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e utensílios

- Informatização da Secretaria

- Treinamento de pessoal e cursos profissionalizantes

- Aquisição de veículo para atender à Secretaria

- Construção de Postos de Fiscalização Municipal

- Amortização de dívidas fundadas internas

- Pagamento de precatórios judiciais: - Becar Pneus Ltda.

- Damadá - Artes Gráficas Editora Ltda.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

- Manutenção das atividades da Secretaria

- Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e utensílios de escritório.

- Treinamento de pessoal

- Informatização da Secretaria

- Construção e adaptação de central telefônica na Prefeitura Municipal de Muniz Freire

- Reforma e ampliação do prédio da Prefeitura Municipal de Muniz Freire

- Aquisição de veículos

- Construção de almoxarifado central

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

- Manutenção das atividades da Secretaria

- Treinamento de pessoal e cursos profissionalizantes

- Aquisição de tratores e implementos agrícolas

- Programas de incentivo à agricultura

- Construção, reforma e ampliação da rede de eletrificação rural

- Incentivo à diversificação da produção agrícola

- Promoção de eventos agropecuários

- Aquisição de equipamentos para pasteurização de leite

- Aquisição de móveis para atender à Secretaria

- Aquisição de ensilhadeira e debulhadeira de cereais

- Aquisição de terrenos para ampliação do viveiro municipal

- Arborização em diversas vias públicas na Sede e Interior

- Implantação do hortão municipal na Sede e Interior

- Reflorestamento das encostas que circundam a Sede

- Arborização do conjunto residencial São Francisco

- Aquisição de sementes para distribuição a consumidor

- Implantação de viveiro de mudas de café

- Aquisição de mudas de eucalipto

- Construção de um abatedouro municipal

- Aquisição de equipamentos para abatedouro

- Construção de Parques de Exposições no Interior

- Construção de um centro agropecuário em Itaici

- Implantação de granjas para suinocultura e piscicultura

- Reforma do Parque de Exposição Dirceo Santos na Sede

- Construção de um mercado municipal

- Aquisição de alevinos para distribuição à produtores e repovoamento do Rio Braço Norte

- Dragagem de várzeas na Sede e Interior

- Abertura de estradas vicinais para produtores rurais

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

- Construção, reformas e ampliações de Creches na Sede e Interior

- Manutenção das atividades das creches

- Construção, ampliação e reforma de escola para funcionamento do ensino fundamental na Sede e Interior

- Construção de pré-escola em Piaçu e Vieira Machado

- Construção de play-ground em pré-escolas

- Construção e adaptação de local para funcionamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

- Aquisição de mobiliário em geral e equipamentos para Secretaria

- Aquisição de veículos de passageiros para atender à Secretaria

- Aquisição de 02 (dois) ônibus escolares

- Conclusão da reforma da Escola de 1o e 2o Graus Profª Lia Therezinha Merçon Rocha

- Aquisição de bens imóveis para atender à Secretaria

- Aquisição de sistema de informatização para a Secretaria

- Aquisição de implementos de informatização para a Secretaria

- Manutenção das atividades do ensino regular do Município

- Criar uma escolinha para crianças carentes do Município

- Substituir a rede elétrica da Escola de 1o Grau Vieira Machado

- Cursos de treinamento e reciclagem de professores

- Construir e equipar área de lazer na Sede e Interior

- Aquisição de ferramentas agrícolas para hortão da Escola de Vieira Machado

- Aquisição de filtros de água potável para distribuição ás escolas da rede

- Aquisição de materiais para equipar escolas fundamentais

- Subvenções Sociais à Entidades do Município

- Promoção de chamada escolar anual, com acompanhamento contra evasão

- Criação do Conselho Municipal de Educação

- Recursos para reforma, construção e ampliação das escolas com convênios com a União e Estado

- Melhorar a alimentação escolar

- Construção de 01 (um) Salão no Parque de Exposição da Sede

- Construção de sala de aula de 1a a séries para adultos

- Construção de 01 (uma) sala de aula para o "Projeto Educar"

- Manutenção das atividades do ensino supletivo

- Melhoramento dos campos de futebol de Tombos - Mata Pau - Alto Norte -Assunção - Sossego - Águas Claras - Fortaleza - Piaçu - Menino Jesus - Vieira Machado e na Sede

- Material esportivo para distribuição às unidades de ensino do Município

- Construção e reforma de quadras esportivas na Sede e Interior

- Construção de vestiários em campos de futebol e quadras esportivas no Município

- Iluminação do Estádio de Futebol do Muniz Freire Futebol Clube

- Manutenção das atividades dos Parques Recreativos e Desportivos

- Reforma do ginásio de esportes municipal

- Aquisição de terrenos para construção de ginásios de esportes

- Construção de ginásios de esporte na Sede e Interior

- Reforma das quadras esportivas de Vieira Machado e Piaçu

- Construção de quadras esportivas em: Águas Claras - Sossego - Mata Pau - Alto Norte e Tombos

- Reforma das arquibancadas no Ginásio de Esportes da Sede

- Material esportivo para escola de 2o grau municipal

- Promover campeonatos e jogos amadores de várias modalidades esportivas em todo o Município

- Manutenção das atividades do desporto amador municipal

- Construção e instalação de bibliotecas de grau

- Preservação da história do Município

- Aquisição de livros para Biblioteca Pública

- Solicitar da Secretaria Estadual de Agricultura a doação do atual prédio onde funciona a Casa da Cultura

- Reforma da Casa da Cultura e aquisição de equipamentos

- Construção de 01 (um) Teatro Municipal

- Aquisição de materiais e equipamentos para criação da Escola de Música Municipal

- Construção de Biblioteca Pública em Piaçú

- Ajuda financeira a estudantes

- Promover através da Casa da Cultura, cursos, concurso, intercâmbio e resgate cultural

- Incentivar a criação de feiras de artesanatos, alimentação e atos culturais na Sede e Interior

- Construção de um (01) auditório para promoção de cursos, palestras e seminários

- Promover o desenvolvimento do Projeto Conheça Seu Município, com promoção de viagens aos Distritos e interior do Município

- Aquisição de área para construção de biblioteca na Sede

- Manutenção das atividades culturais

- Criar projetos de turismo com passeios ecológicos e áreas de camping

- Realização de eventos culturais folclóricos e religiosos, com transporte, hospedagem, alimentação, vestiário, sonorização e iluminação

- Realização dos festejos de Emancipação Política do Município

- Aquisição de implementos de multimídia para a biblioteca

- Treinamento e cursos para atendimento a crianças excepcionais

- Permutar área de terra para ampliação da Sede da APAE na COHAB

- Manutenção das atividades da Educação Especial

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

- Manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Obras

- Projeto para ampliação da Sede do Município

- Implantação do sistema do Plano Diretor Urbano, para disciplinar o crescimento físico e social da Sede municipal

- Estudo e implantação de áreas destinadas à criação de pólo d. industrial

- Aquisição de imóveis para atender necessidades da Secretaria

- Aquisição de 01 (um) computador 486 com impressora e acessórios de programas

- Aquisição de veículos para a Secretaria

- Manutenção das atividades de limpeza pública

- Aquisição, melhoramento e recuperação de equipamentos destinados à limpeza, guarda e conservação de bens públicos

- Aquisição de 01 (um) compactador de lixo

- Aquisição de terreno para construção de usina de tratamento de lixo

- Aquisição de caminhões para coleta de lixo urbano

- Reciclagem de lixo municipal

- Construção de canaletas de proteção no cemitério da Rua José Martins, em Vieira Machado, evitando a corrosão do solo

- Calçamento das passarelas centrais do cemitério da Sede

- Construção, reforma e ampliação de cemitérios no Município

- Construção de necrotério no cemitério de Menino Jesus

- Sistema de captação de águas pluviais no cemitério da Sede

- Aquisição de terreno para construção de cemitério na Sede

- Construção de muros de proteção nos cemitérios da Sede e Interior

- Ampliação do cemitério de Piaçu

- Construção de cemitério em Alto Norte

- Manutenção das atividades de cemitérios

- Iluminação pública da Rua Joaquim Ribeiro Soares, na Sede

- Iluminação da ponte da Rua Demerval Ribeiro Soares

- Iluminação de vapor de sódio nas ruas da Sede

- Iluminação do trevo da BR 262 e melhor sinalização

- Extensão e melhoramento de diversas redes de energia elétrica da Sede e Interior, inclusive na BR 181 em Piaçu

- Manutenção das atividades dos serviços de iluminação pública

- Construção, reforma e ampliação de praças públicas e jardins da Sede e Interior

- Reforma da ponte de Fortaleza

- Construção e restauração de estradas, pontes e bueiros na Sede e Interior

- Ampliação da fábrica de manilhas e pré-moldados de cimento

- Construção de ponte pré-moldada em Piaçu

- Aquisição de ferramentas para funcionamento de oficina mecânica

- Aquisição de motoniveladora e tratores

- Aquisição de 04 (quatro) caminhões basculantes

- Aquisição de 01 (uma) retroescavadeira

- Aquisição de 02 (duas) pás-carregadeiras

- Abertura e reabertura de estradas vicinais

- Manutenção do funcionamento das estradas vicinais

- Construção de oficina elétrica e mecânica

- Aquisição de 1080 m2 de perfiz pré-moldados para pontes do Município

- Ensaibramento de 300 km de estradas municipais

- Aquisição de matéria-prima para confecção de manilhas

- Aquisição de 20 (vinte) mata-burros pré-moldados para estradas

- Manutenção das atividades do transporte rodoviário

- Abertura e reabertura de ruas na Sede e Interior

- Dragagem pluvial de diversas ruas, praças e jardins da Sede e Interior

- Pavimentação e drenagem pluvial de vias urbanas

- Construção de muro de arrimo e calçamentos na COHAB

- Melhoria do calçamento no morro da Cesan em bloquete

- Construção de muros de contenção na Sede e Interior

- Construção de calçamento na COHAB II

- Construção de escadaria na Rua Romulo de Araújo Filho

- Construção de escadarias no Interior

- Construção de ciclovias

- Construção de galerias pluviais na Sede e Interior

- Recapeamento asfáltico da rua principal de Piaçu

- Construção de 03 (três) quebra-molas em Santa Bárbara e Piaçu

- Restauração da escadaria na Rua Antonio Bueno, em Piaçu, com 35 m

- 50.000 m2 de recapeamento asfáltico em vias urbanas da Sede

- Aquisição de matéria-prima para confecção de 390.000 bloquetes e 900 m de meio-fio, inclusive mão-de-obra para assentamento

- Construção de abrigos para pedestres na Sede e Interior

- Aquisição de móveis para doação ao Posto de Correios de Vieira Machado

- Instalação de telefone público na COHAB e em São Pedro

- Colocação de mais uma cabine e melhoramentos no Posto Telefônico da Sede

- Instalação de mais um orelhão na Sede

- Manutenção das atividades telefônicas no Município

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AÇÃO SOCIAL

- Manutenção das atividades da Secretaria

- Construção de Postos de Saúde em Tombos - Sossego - Águas Claras - Mata Pau e Alto Norte

- Atendimento médico noturno em Piaçu

- Aquisição de equipamentos cirúrgicos e odontológicos para unidades de saúde

- Aquisição de ambulâncias

- Construção de Pronto Socorro em Piaçu

- Aquisição de equipamentos diversos para atender às unidades sanitárias

- Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e utensílios de escritório

- Construção, reforma e ampliação de unidades sanitárias da Sede e Interior

- Aquisição de gabinetes odontológicos

- Construção de muro de proteção no hospital da Sede

- Aquisição de unidades médico-odontológicas móveis

- Recursos para uso como contra-partida em convênios

- Aquisição de móveis para atender às necessidades da Secretaria

- Aquisição de 01 (uma) ambulância para Piaçu

- Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal em cursos profissionalizantes

- Aquisição e distribuição de medicamentos para pessoas carentes

- Construção, ampliação e reforma do ambulatório, pronto socorro e laboratório

- Aquisição de equipamentos e materiais permanentes para atender à Secretaria

- Subvenções Sociais para várias Entidades

- Construção de banheiro público na Travessa José Manoel de Almeida

- Construção e reforma de banheiros e fossas sépticas para pessoas carentes

- Aquisição de imóveis para atender às necessidades da Secretaria

- Implantação de fossas comunitárias na Sede e Distritos

- Criação de casa de atendimento às crianças, gestantes e idosos

- Implantação de serviços de Pediatria - UTI - Ultra-sonografía - Cardiologia -Sonografia - 01 Psiquiatra - 01 Neurologista e outros

- Melhoramento do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água no Município

- Captação de águas pluviais na Rua Lauro Ribeiro Soares, na Sede

- Revisão e melhoria do esgoto na COHAB

- Ampliação de bueiro na Rua Francelino Goulart com 21 manilhas de 0 20" em Menino Jesus

- Construção e melhoramento de redes de esgotos na Sede e Interior

- Fornecimento de cestas básicas de materiais de construção

- Dragagem do Rio Estreito

- Desassoreamento de fossas e filtros anaeróbicos para esgoto hospitalar

- Drenagem com aplicação de manilhas no Rio Lajinha, na Sede

- Visitação regular de Assistente Social à COHAB II

- Construção de salão comunitário na Sede

- Construção de asilos na Sede e Interior

- Construção de diversas casas populares, na Sede e Interior

- Reforma e ampliação de casas para pessoal carente

- Emplacamento de vias públicas em Piaçu

- Construção de 01 (um) salão comunitário em Menino Jesus

- Distribuição gratuita de cestas básicas alimentícias para pessoas carentes

 

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

- Aquisição de mobiliário em geral, máquinas e utensílios

- Manutenção das atividades da Secretaria

 

SUBVENÇÕES SOCIAIS

- Santa Casa de Misericórdia Jesus Maria José

- APAE

- Escola de 1o e 2o Grau Profa Lia Therezinha Merçon Rocha

- Escola de 1o Grau Bráulio Franco

- Muniz Freire Futebol Clube

- Comercial Sport Clube

- Centro di Cultura Italiana di Muniz Freire "Itália Per Tutti"

- EMATER

- Itaici Esporte Clube

- Funil Esporte Clube

- EMESPE

- Grêmio Esporte Clube

- Lyra Muniz-freirense

- Associações

- Sindicatos - AACAM

- Outros